terça-feira, 9 de julho de 2013

ASSEMBLEIA POPULAR HORIZONTAL
Grupo de Meio Ambiente da Assembleia Popular Horizontal BH

PAUTAS PRINCIPAIS MEIO AMBIENTE apresentadas ao Governador Antonio Anastásia

1 PRIORITÁRIA: Imediata criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, sem o Projeto Mina Apolo da Vale no coração da área do parque.

Justificativa da Esfera Estadual:
O projeto original do Parque Nacional da Serra do Gandarela possui muitos atributos ambientais: a segunda maior área de Mata Atlântica de Minas Gerais, com cerca de 20 mil hectares e trechos intocados de mata primária, a mais rara. Possui mais de mil (1000) nascentes, que desaguam nos rios das Velhas e Rio São Francisco, abastecendo centenas de cidades de Minas Gerais. Dentro da área original do parque encontramos lagoas, cavernas de alta e máxima relevância, inclusive uma paleotoca de tatus gigantes que viveram há aproximadamente 10 mil anos, além de cachoeiras, grutas e raríssimas cangas ferruginosas, tipo de solo com ecossistema único que está em extinção no Brasil devido à atividade mineradora.
A Criação do Parna Gandarela e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável(RDS) é fundamental para a qualidade de vida das comunidades tradicionais em volta do parque, e para a continuidade das atividades econômicas tradicionais: agricultura familiar , apicultura, e outras atividades fundamentadas na ecologia.

O Governo Executivo Estadual esta intimamente ligado à criação do parque, pois é necessário o seu aval junto ao Governo Federal. Além disso, é de responsabilidade do Governo de Minas a liberação da Licença Ambiental do Projeto Mina Apolo da mineradora VALE S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário